29/04/2013

PINHAIS & Cª, Lda

(1923) "Conservas Pinhais & Cª, Lda."
(Manuel Pinhal, António Pinhal, Luís Rios, Luís Ferreira)


(1920) Devido à crise pesqueira em Espinho, é construída uma residência, na Rua Heróis França, com armazém de salga de peixe, constituindo a firma Pinhal & Irmão. Em seguida passou a sua actividade industrial para a Avda.Serpa Pinto, com uma pequena fábrica de conservas. Mais tarde, é montado um armazém com o sistema de salga (Salazones).

(1923) A actividade industrial é transferida para a Avda.Menéres, com a construção de uma nova e moderna unidade fabril para o fabrico de conservas de peixe. Contou com a ajuda preciosa do Sr. Luís Alves (banqueiro), Manuel Pinhal e D.José Abeijon (técnico especialista), como sócios, constituindo a Sociedade Pinhais & Cª, Lda.

(1939) Esta empresa produziu 50.000 caixas de sardinhas, sendo na altura a que mais produziu em Matosinhos. Para tal, contava com 300 operários.

(1940) Participaram na fundação da "Sociedade Produtora de Óleos e Farinhas Peixe", mais conhecida como a "fábrica da tripa".

(1941) Contribuíram para a campanha de assistência aos pobres de Matosinhos e Leça, e durante os anos sucessivos na iniciativa do jornal "Comércio de Leixões", chamada "Caixa de Assistência", criada pelo Sr. José dos Santos Lessa (pai).

(1945) Data do falecimento de António Rodrigues Pinhal, a 14 de Maio, com 63 anos. Tinha consigo uma nobre virtude. Fazer bem aos pobres, nunca esquecendo as suas origens.

(2013) Esta empresa resiste à crise, sob cogerência do Dr. António Manuel Freitas Pinhal.
.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário