14/04/2013

ALGARVE EXPORTADOR, Lda

(1939) "Conservas Algarve Exportador, Lda." 
(Agostinho Fernandes, Rodrigues) 

(1939) Iniciou em Matosinhos a sua actividade conserveira. Esta importante firma, com uma organização das mais completas do país, dispunha de fábricas em Lisboa, Setúbal, Lagos, Peniche e Nazaré. Em Matosinhos, foi construída a unidade de produção nr.6, como resultado da falta de pesca que atingiu o Centro e Sul do país nas décadas de 30 e 40.

A fábrica foi construída tendo em conta a excelência em cuidados de higiene. A nave industrial destinada ao enlatamento era grande, elegante, airosa e cheia de luz.

O solo era de mosaico, fácil de limpar e colocado em todas as dependências em que o trabalho diário obrigava a uma limpeza diária. O conjunto formado pelos fornos de cozer e esterilizar, com as suas chaminés de corte vistoso, dava o aspecto agradável de um salão dos velhos tempos senhoriais. A distribuição do azeite era teoricamente perfeita. Existia um terraço para utilizar na secagem da sardinha servido por um elevador. Para os funcionários, existiam instalações pautadas pelo bom gosto e simplicidade, como vestiários e refeitórios e banhos de chuveiro.

(1979) Ano de encerramento da unidade fabril.

(2009) A fachada da fábrica foi demolida, apesar de estar considerada como uma das mais belas existentes. 

(2013) O património foi demolido. Deu lugar a um parque de estacionamento selvagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário