16/09/2013

ACTIVA (J.Serrano Júnior)

(1929) Conservas Activa
(José Rodrigues Serrano Júnior)


(1929) A fábrica de Conservas Activa, situava-se no gaveto da Avda.Menéres com a Rua Mouzinho Albuquerque. A história da Activa foi um êxito fulgurante no progresso conserveiro do Norte na sua época, falando eloquentemente em todo o mundo, a excelência das suas marcas "ACTIVA" "LALITA" "LEIXÕES", etc... Capacidade de produção 45.000 caixas (ano).

(1936) Tinha oficina de vazio, serralharia, dependência para habitação do pessoal feminino. A fábrica tinha já sido modernizada pelo exterior e isso exigia que o interior não fosse abandonado, efectivamente, foi totalmente transformado com teto novo e mais alto, dando o aspecto peculiar das grandes fábricas.

(1940) São efectuadas obras assinaláveis na fachada, realizadas pelo arquitecto Amoroso Lopes. A construção de vivendas para o pessoal director, refeitórios para operários e uma creche para os filhos das operárias, foram obras notáveis. A fábrica tinha 200 trabalhadores.

(2013) O património foi demolido. Deu lugar a habitações de luxo e galerias comerciais.
.


 

2 comentários:

  1. um abraço---daqui pertinho...tudo muito familiar, mas tão significativo.

    ResponderEliminar
  2. Que saudades eu tenho desta fábrica a trabalhar e da capacidade de empreendedor do meu amigo Zeca da Activa! Junto dele havia sempre uma boa gargalhada! Vi-o pela última vez numa Feira de S. martinho na Golegã.

    ResponderEliminar