25/09/2014

OS POPULARES SRA.HORA

(1986) "Os populares da Senhora Hora"

Um grupo de 10 amigos, decidiu fundar a Comissão de Festas Sanjoaninas, denominada por "Os Populares da Senhora da Hora". O centro das festas situou-se entre a Avda.Fabril do Norte e a Rua do Sobreiro, na Senhora da Hora, local de residência de vários elementos da comissão. Com ajuda voluntária de outras pessoas, conseguiram montar um palco para as festividades e um edifício de apoio (refeitório) para alimentação com comida regional. O "Restaurante a Floresta" (ainda em funcionamento!) serviu como sede da Comissão de Festas. Durante o mês de Junho (Sextas, Sábados e Domingos) celebraram as festas sanjoaninas, abrilhantados pelo conjunto musical "Mosaico", entre outros convidados musicais, como o Rancho Típico de Esposade, Banda Filarmónica de Argoncilhe, Grupo Cavaquinhos de Braga, Grupo Bombeiros Voluntários Fafe, etc. 

(1987) Depois do sucesso e saldo positivo, do primeiro ano, resolveram continuar a animar as pessoas da Senhora de Hora (e não só!), com a sua simpatia, dedicação, alegria e contagiante boa disposição! O edifício para a alimentação recebeu melhorias. Uma nova decoração! O palco recebeu novos equipamentos, e os convidados musicais também estiveram à altura. Inclusivé houve fogo-de-artifício! Apesar do intenso trabalho de preparação e logística, os elementos da Comissão de Festas, não esmoreceram e deram sempre o seu melhor em prol das pessoas da comunidade local. Para recompensar o esforço de todos os colaboradores e respectivas familias, no final do mês, organizaram um passeio-convívio. 

(1988) Quando se preparavam para celebrar o seu terceiro ano de actividade, receberam, por carta, uma indicação (da C.P.) que as habitações circundantes seriam demolidas, devido à preparação para a chegada do Metro do Porto, e que perante tais condições, não seria possível continuar a celebrar as festividades naquele local. Com grande tristeza e mágoa, os membros da Comissão de Festas, resolveram não procurar um outro local e, como tal, encerrar a Comissão de Festas e respectivas festividades. 

(2001) Os membros da Comissão, foram contactados pelo Sport Clube Senhora da Hora, presidido pelo Sr.Vasco Carvalho (ex-patrocinador da Comissão de Festas), a dar conta das enormes dificuldades financeiras que o clube atravessava. Inclusivé com proibição à inscrição de jogadores. Sempre com o objectivo de ajudar as pessoas da "terra", os membros da Comissão de Festas, reuniram e resolveram oferecer o montante disponível, em conta bancária, que rendia juros desde o encerramento. Foram, na altura, entregues ao Clube de Futebol, cerca de 2.500,00 euros. 

Quero publicamente apresentar os meus sinceros agradecimentos ao Sr.António Pinto Santos, pela cedência das fotografias e resumo detalhado do histórico da Comissão de Festas Sanjoaninas, à qual presidiu nos anos de 1986 e 1987, e para a qual, embora de tenra idade, também tive e honra de participar, juntamente com os meus pais! Tenho a plena noção, que ao recordar algumas memórias (por muito alegres que possam ser!) pode ser um processo doloroso, pois envolve pessoas que podem já não estar presentes. Mas recordar é uma excelente forma de não as esquecermos! Muito obrigado!

2 comentários:

  1. Hoje encontrei este blog e confesso que senti certa nostalgia ao ver este vídeo. Não era um membro do grupo que organizava estas festas, no entanto contribuí sempre para que estas fossem um sucesso e sem dúvida que o foram, e afirmo ainda que a Sra da Hora até aos dias de hoje nunca presenciou festas como estas.
    Desde a Comissão de festas "Os Populares" que sempre fizeram para que tudo corresse da melhor forma possível contanto ainda com o grande saudoso da música de baile e inesquecível "Agrupamento Musical Mosaico".
    Inclusive apareço neste vídeo juntamente da minha família e grandes amigos meus, pena que o tempo não volte atrás.

    Parabéns e um grande abraço para todos.

    ResponderEliminar